Introdução

O I Trail de Penafirme é organizado pelo CAP - Clube Académico de Penafirme, com o apoio de várias empresas da região.

O CAP é um clube desportivo, sem fins lucrativos, nascido da necessidade do Externato de Penafirme proporcionar aos seus alunos uma maior oferta de actividades de prática desportiva. Actualmente, é o elo de ligação entre actuais e antigos alunos e professores do Externato.

No CAP é possível praticar um grande números de modalidades, de entre elas o Atletismo, Karaté, Triatlo, Voleibol, BTT, Surf, Pilates e Manutenção Localizada.

A localização do Externato é privilegiada, estando integrado numa zona ainda rural, muito próximo das praias de Santa Cruz e Santa Rita.

É com a intenção de envolver ainda mais a comunidade local na prática desportiva e partilhar com outros atletas de diferentes pontos do país as paisagens fantásticas desta região, que decidimos avançar com a organização de uma prova de trail, para a qual contamos com o apoio de várias empresas locais.

A formação desta associação sem fins lucrativos não seria possível sem a fundação do Externato de Penafirme, que remonta a 3 de Novembro de 1975, data da sua inauguração. Mantendo o Seminário Liceal de Penafirme, o Externato funcionou, desde sempre, como uma escola gratuita e aberta a todos. Atualmente, fazem parte do Externato de Penafirme o Ensino Básico e Secundário, o Ensino Básico e Secundário Recorrente, e a Escola Profissional de Penafirme, esta desde 2005. A 5 de Fevereiro de 2006 é inaugurado o Pavilhão Desportivo, data que possibilita a formação uma organização como o CAP. Os ideais do Externato, simbolizados pela gaivota azul (“Uma vida com Projeto, um Projeto para a Vida… com os outros”), encontram-se em sintonia com os valores que o CAP defende.

A organização desta prova e a existência de uma turma de ensino profissional na área do marketing, proporcionou a estes alunos a realização de trabalhos práticos, que serão aqui também disponibilizados ao longo dos próximos dias.